Como corrigir o pH da água da minha piscina?

Uma das coisas mais deliciosas de se fazer é mergulhar em uma piscina, deixar-se levar pelo frescor, pelo prazer do contato com a água limpa e cristalina. Tudo de bom para a saúde e qualidade de vida, desde que o pH dela esteja no nível correto. Mas você sabe corrigir o pH da piscina? Ela é ótima para o seu lazer, da família e dos amigos. Além disso, agrega valor ao imóvel. Entretanto, é preciso atenção à sua limpeza para aproveitar a diversão e o relaxamento que proporciona. Pensando em ajudar você, preparamos este post para explicar o que é o pH, a importância de sua medição, qual a escala ideal e como fazer para corrigi-lo, caso esteja fora do normal. Ótima leitura.

Como medir o pH e qual a sua escala normal?

A medição do pH é feita por um reagente, o fenol, e por um tubo medidor que contém uma escala de cor e números. Encha o medidor de pH com a água da piscina e pingue o número de gotas de fenol recomendado pelo fabricante. Balance o tubo para misturar bem a água com o reagente. A seguir, observe a cloração da água e o número correspondente a ela na escala.

Existe uma escala padronizada para executar o trabalho. Ela vai de 0 a 14. Zero significa o nível máximo de acidez e o 14 corresponde ao pH mais alcalino possível. Assim, o pH ideal da sua piscina deve estar entre 7,2 e 7,6. Confira as razões:

  • é um pH que mais se aproxima do pH dos nossos olhos. Se a água apresentar alta acidez ou alcalinidade, os olhos ficarão irritados e com ardência;
  • os produtos químicos funcionam com total eficiência nessa faixa;
  • reduz o crescimento de algas e bactérias.

Lembre-se de que é recomendável realizar essa atividade pelo ao menos duas vezes na semana. Nos períodos em que a piscina for mais utilizada, aumente o número de medições.

Como corrigir o pH da piscina?

para reduzir: se o nível de pH for elevado é necessário usar um ácido para diminuí-lo. Pode ser o ácido clorídrico ou o bissulfato de sódio ou mais comumente utilizado o sulfato de alumínio.

para aumentar: nesse caso, para elevar o pH baixo é essencial o uso de uma base, como o carbonato de sódio.

Ligue o sistema de filtragem para que a água circule e não ocorra o acúmulo do produto químico em uma só área da piscina. Use luvas e óculos de proteção. Para um melhor resultado, coloque pequenas quantidades na parte mais funda. Aguarde uma hora e meça o pH. Se for necessário, adicione mais um pouco e realize nova medição observando o mesmo intervalo da primeira.

Agora que você aprendeu como corrigir o pH da piscina, é hora de colocar em prática os seus conhecimentos. Depois é relaxar, curtir um sol, um céu azul e a felicidade de viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *